Mulheres com diabetes podem sofrer de disfunção sexual?

A diabetes é uma doença progressiva e crônica, que pode levar a várias complicações, incluindo disfunção sexual. A boa notícia é que, com o avanço médico, a conscientização sobre a diabetes, uma grande quantidade de apoio e educação, as pessoas com diabetes podem ter uma vida longa e plena.

Mulheres com Diabetes

Uma das complicações que muitas pessoas são conscientes é de disfunção sexual em homens. Açúcar elevados no sangue podem causar danos crônica dos nervos dos órgãos reprodutores masculinos, o que resulta em impotência.

Isso costuma ser mais comum em homens mais velhos que tiveram diabetes durante muito tempo. É comumente menos falado como a diabetes pode afetar a vida sexual de uma mulher.

Porque o sexo é uma parte importante da vida e das relações, é importante entender que a diabetes pode afetar as mulheres, também.

Quais são as causas das complicações sexuais?

Se bem que nem todas as mulheres com problemas de diabetes sofrem ao ter relações sexuais, algumas o fazem. O culpado pode ser a falta de interesse no ato sexual ou talvez a falta de lazer, devido ao desconforto físico. Isso pode resultar em problemas de excitação, incapacidade de atingir o orgasmo, diminuição do desejo sexual e a insatisfação sexual.

Uma pesquisa sugere que a maioria das vezes, as mulheres que experimentam complicações sexuais também estão sofrendo de algum tipo de ansiedade ou depressão. Estas mulheres podem ter menos interesse em ter relações sexuais.

Juntamente com níveis variáveis de açúcar, os sentimentos depressivos podem fazer com que se sintam mais cansadas e irritável, portanto, seu desejo é ainda menor.

Além disso, questões fisiológicas, tais como secura vaginal, causada por danos aos nervos relacionado com o diabetes, você pode fazer as relações sexuais dolorosas ou desconfortáveis. O dano aos nervos também pode causar uma perda de sensibilidade na vagina, por isso que os orgasmos tornam-se difíceis ou impossíveis de obter.

Se você sente dor ou experimenta desconforto, é muito provável que você não quer ter relações sexuais.

Por último, as mulheres com diabetes têm maior risco de infecções do trato urinário, o que pode causar desconforto durante a relação sexual.

A atividade sexual deve ser evitada durante o tratamento. Se você está passando por infecções do trato urinário, muitas vezes, deve entrar em contato com seu médico.

Se não estou gostando do sexo, o que posso fazer sobre isso?

Se você está tendo algum destes sintomas, tem diabetes, tome medidas.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que não está sozinha. Muitas outras mulheres que estão passando por isso, mas optam por não fazer nada a respeito porque lhes dá medo, a raiva ou vergonha. Se bem que é normal, não deve ter vergonha. É importante ser vocal. Não descarte seus sentimentos.

Se você se sente irritada ou deprimida sobre sua insatisfação sexual, não está bem. Você deve encontrar apoio para que você possa encontrar uma solução.

Um membro de sua equipe de cuidados de saúde, como médico, enfermeiro, educador de diabetes certificado, ou trabalhador social pode ajudá-la a obter o aconselhamento, a medicação de que necessita ou elevar seu estado de espírito ou tratar seu problema fisiológico.

Enquanto isso, também é uma boa ideia certificar-se de que os seus níveis de açúcar no sangue são normais.

Se você está enfrentando subidas e descidas extremas (hiper e hipoglicemia) ou cronicamente altos níveis de glicemia (açúcar no sangue eleva-se durante um período prolongado de tempo), você pode se sentir cansada ou depressiva, o que pode afetar o seu desejo de ter relações sexuais.

Ter um melhor controle de seu açúcar no sangue pode ajudá-la a ter mais energia e aumentar o seu estado de ânimo

Às vezes uma simples mudança de medicação ou fazer ajustes em seu plano de dieta ou regime de exercício pode realmente ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle, na escala correta.

Se você ainda não visitou seu médico desde há muito tempo, agende uma data para voltar a estar em dia. Mantenha o controle de seu nível de açúcar no sangue para que o seu equipamento médico poderá avaliar os seus níveis de açúcar no sangue.