Dieta para diabetes tipo 1 – Cardápio Completo

Dieta para diabetes tipo 1, a Associação para a Diabetes (Associação Americana de Diabetes) e a Associação Dietética (American Dietetic Association) desenvolveram orientações dietéticas específicas para as pessoas com diabetes.

Este artigo focaliza as diretrizes dietéticas para pessoas com diabetes tipo 1.

Alimentação e Diabetes

dieta para diabetes tipo 1

Se você tem diabetes tipo 1, é importante saber a quantidade de carboidratos consumida em cada refeição. Esta informação ajuda-o a determinar que a insulina deve ser tomada antes da comida para manter o controle do açúcar (glicose) no sangue.

Os outros dois principais nutrientes, a proteína e a gordura, também têm um efeito sobre os níveis de glicose no sangue, mas não é tão rápido nem considerável, como os carboidratos.

É necessário um equilíbrio delicado de ingestão de carboidratos, a insulina e atividade física para atingir os melhores níveis de açúcar (glicose) no sangue. O consumo de carboidratos aumenta o nível de açúcar (glicose) no sangue e o exercício tende a diminuí-la (mas não sempre). Se os três fatores não estão em equilíbrio, você pode ter grandes variações em tais níveis.

Se você tem diabetes tipo 1 e toma uma dose fixa de insulina, o conteúdo de carboidratos de suas refeições e lanches deve ser constante dia-a-dia.

AS CRIANÇAS E A DIABETES

As mudanças nos hábitos alimentares e aumento da atividade física ajuda a melhorar o controlo do açúcar (glucose) no sangue. Para crianças com diabetes, as ocasiões especiais (como feriados ou dia das bruxas), exigem planejamento adicional devido aos doces extras. Você pode deixar que seu filho coma alimentos com adição de açúcar, mas, em seguida, dê-lhe menos carboidratos durante outros momentos do dia. Por exemplo, se o seu filho come bolo, doces no dia das bruxas (31 de outubro) ou outros doces, NÃO deve consumir a quantidade diária habitual de batatas, massas ou arroz. Esta substituição ajuda a manter as calorias e carboidratos melhor equilibrados.

Dieta para Diabéticos

Um dos aspectos de maior desafio no tratamento da diabetes é o planejamento das refeições. Trabalhe da mão com o médico e o nutricionista para desenvolver um plano de refeições que mantenha os níveis de açúcar (glicose) no sangue o mais perto que o normal. A dieta deve fornecer a você ou a seu filho, a quantidade adequada de calorias para manter um peso corporal saudável.

O alimento que você consome aumenta a quantidade de açúcar (glicose) no sangue e a insulina diminui. Ao equilibrar o alimento e a insulina, você pode manter o açúcar (glicose) no sangue dentro de uma faixa normal. Lembre-se estes pontos:

  • O seu médico ou nutricionista devem analisar os tipos de alimento que você ou seu filho geralmente comem e projetar um plano de refeições a partir de lá. O uso de insulina deve ser uma parte deste plano. Saiba como programar as refeições para quando a insulina comece a funcionar no seu corpo.
  • Seja constante. As refeições e lanches devem ser consumidas às mesmas horas todos os dias, não pule refeições. Mantenha a quantidade e tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas) constantes dia-a-dia.
  • Aprenda a ler os rótulos dos alimentos para ajudar a planejar a ingestão de hidratos de carbono de sua propriedade ou de seu filho.
  • Use a insulina à mesma hora em cada dia, conforme indicado pelo seu médico.

Monitore os níveis de açúcar (glicose) no sangue. O médico lhe dirá se precisa de ajustar as doses de insulina com base nestes níveis e a quantidade de alimentos consumidos.

O fato de ter diabetes não significa que você ou o seu filho têm que renunciar por completo a algum alimento específico, mas sim muda os tipos de alimentos que seu filho deve comer normalmente. Escolha alimentos que ajudam a manter os níveis de glicose no bom controle. Os alimentos também devem fornecer as calorias suficientes para manutenção de um peso saudável.

Cardápio para Diabéticos

Um nutricionista certificado pode ajudar você a tomar melhores decisões sobre a forma de equilibrar a dieta para diabetes com carboidratos, a proteína e a gordura. Abaixo estão algumas diretrizes gerais:

A quantidade de cada tipo de alimento que você deve comer depende de sua dieta, o seu peso, com que frequência faz exercício e outros riscos existentes para a saúde. Todos nós temos necessidades individuais, razão pela qual você deve trabalhar com o seu médico e, possivelmente, de um nutricionista para desenvolver um plano de refeições que funcione no seu caso.

Mas há algumas recomendações gerais de confiança para orientá-lo. A pirâmide de alimentos para a diabetes tipo 1  que se parece com a velha pirâmide dos grupos básicos de alimentos do Departamento de Agricultura dos EUA divide os alimentos em seis grupos, em um intervalo de tamanho das porções. Na pirâmide de alimentos para diabetes, os grupos de alimentos são baseados no conteúdo de carboidratos e proteína em vez do tipo de classificação do alimento. Uma pessoa com diabetes deve comer mais alimentos que estão no fundo da pirâmide (grãos, legumes, verduras ou legumes) que os que estão acima (gorduras e doces). Esta dieta para diabetes vai ajudar você a manter o coração e os sistemas corporais saudáveis.

GRÃOS, LEGUMES E VEGETAIS COM AMIDO

(6 ou mais porções por dia)

Alimentos como o pão, os cereais, os legumes, o arroz, massa e vegetais com amido estão no fundo da pirâmide devido a que devem servir como a base da sua alimentação. Como grupo, estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono saudáveis.

É importante, porém, consumir alimentos com bastante fibra. Escolha alimentos integrais, como pães ou biscoitos integrais, omeletes, farelo de cereais, arroz ou legumes. Use farinha de trigo integral ou outras farinhas integrais para cozinhar e assar. Escolha pães mais baixos em gordura, como omeletes, pães ingleses e pão de pita.

LEGUMES (LEGUMES)

(3 a 5 porções por dia)

Escolha vegetais frescos ou congelados, sem molhos, gorduras ou sal adicionadas. Você deve optar por produtos hortícolas de cor verde mais escuro e amarelo profundo, como espinafre, brócolis, alface romana, as cenouras e os pimentões.

FRUTAS

(2 a 4 porções por dia)

Escolha as frutas inteiras com mais frequência do que os sucos, já que têm mais fibra. As frutas cítricas, como a laranja, as toronjas e as tangerinas são as melhores. Tome sucos de frutas sem adição de edulcorantes nem xaropes agregados.

LEITE

(2 a 3 porções por dia)

Escolha leite ou iogurte baixo teor de gordura ou descremados. O iogurte contém açúcar natural, mas também pode conter açúcar ou adoçantes artificiais adicionados. O iogurte com o adoçante artificial tem menos calorias que o iogurte com adição de açúcar.

SUPER SLIM X

Tome duas cápsulas de super slim x , pela manhã. O efeito emagrecedor do super slim x funciona mesmo para pessoas portadoras do diabetes tipo 1.

CARNE E PEIXE

(2 a 3 porções por dia)

Consuma peixe e carne de aves com mais frequência. Retire a pele do frango e o peru. Escolha cortes magros de carne de boi, vitela, carne de porco e de animais de caça. Corte toda a gordura visível da carne. Asse, brinde, assar na grelha ou ferva em vez de fritar.

GORDURAS, ÁLCOOL E DOCES

Em geral, você deve limitar a sua ingestão de alimentos gordurosos, principalmente aqueles ricos em gordura saturada, como o hambúrguer, o queijo, o bacon e a manteiga.

Se você decidir tomar álcool, limite a quantidade e tome-o com comida. Verifique com seu médico sobre qual é uma quantidade segura para você.

Os doces são ricos em gordura e açúcar, assim que mantenha as porções pequenas. Outras dicas para evitar comer muitos doces:

  • Solicite colheres e garfos adicionais e divida a sua sobremesa com outras pessoas.
  • Coma doces que sejam livres de açúcar.
  • Sempre peça a porção de tamanho pequeno.

Você também deve saber como ler os rótulos dos alimentos e consultá-los para tomar decisões sobre estes.