A diabetes tipo 1 é o mais mortal para as mulheres

As mulheres com diabetes tipo 1 têm quase 40 por cento mais risco de morrer por qualquer causa, e mais do dobro do risco de morrer por doença cardíaca do que os homens com diabetes tipo 1, informam os pesquisadores australianos.

diabetes tipo 1 em mulheres

Em uma análise de 26 estudos que incluíram mais de 200,000 pessoas, os pesquisadores descobriram que as mulheres com diabetes tipo 1 tinham 37% maior risco de morte por acidente vascular cerebral em comparação com os homens com diabetes tipo 1.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres com diabetes tipo 1 tinham mais de 44 por cento mais risco de morrer por doença renal do que os homens com diabetes tipo 1.

“A diabetes tipo 1, aumenta o risco de morte prematura em mulheres e dos homens, mas a diabetes tipo 1 é muito mais mortal para as mulheres do que os homens com a doença”, disse a pesquisadora principal, Rachel Huxley, diretor de ensaios clínicos de Queensland e Bioestadística Centro na Universidade de Queensland, em Herston, Austrália.

Mais sobre a diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. A insulina é um hormônio necessário para converter açúcar, amidos e outros alimentos em energia. A incidência mundial da diabetes tipo 1 em crianças de 14 ou menos aumentou em 3 por cento a cada ano, desde 1989.

Nos Estados Unidos, cerca de 15.000 crianças e 15.000 adultos são diagnosticados com diabetes tipo 1, a cada ano, de acordo com os pesquisadores.

Devido a que as pessoas com diabetes tipo 1 não produzem sua própria insulina, devem substituir o hormônio através de múltiplas injeções diárias ou com uma bomba de insulina, que tem um pequeno tubo que é inserido sob a pele para administrar a insulina.

No entanto, as necessidades de insulina mudam constantemente, dependendo dos alimentos consumidos, os níveis de atividade e até mesmo o estresse. Isso faz com que seja difícil obter a dose certa. Quando se dá muito pouca insulina, os níveis de açúcar no sangue se elevam. Com o tempo, isso pode causar complicações perigosas, tais como um maior risco de doenças do coração.

No entanto, um excesso de insulina pode causar baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), que podem causar rapidamente uma série de sintomas incômodos, tais como sudorese, náuseas, irritabilidade e confusão. Se não tratada, a hipoglicemia pode levar à perda de consciência e até mesmo a morte, de acordo com a JDRF (anteriormente a Fundação de Pesquisa de Diabetes Juvenil).

Fatores que afetam as mulheres

As mulheres podem ter mais dificuldades para controlar os níveis de açúcar no sangue, devido a uma série de fatores, como a alteração dos níveis de hormônios, especialmente durante a puberdade, que podem afetar a sensibilidade do corpo para as flutuações de insulina e causar alterações nos níveis de açúcar no sangue, segundo Huxley e seus co-autores.

Os pesquisadores também especulam que os altos níveis de açúcar no sangue podem causar mais danos aos vasos sanguíneos das mulheres do que os homens.

“Os resultados sugerem que as mais jovens e as mulheres com diabetes tipo 1 podem exigir um acompanhamento adicional, não só para garantir que estão mantendo os seus níveis de açúcar no sangue sob controle, mas também para garantir que seus níveis de outros fatores de risco, como a pressão sanguínea, estão também estreitamente monitorados”, disse.

“Assim como uma pessoa é diagnosticada com diabetes tipo 1, independentemente do sexo, devem receber maior apoio e assistência na gestão de seus níveis de saúde e os factores de risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral”, acrescentou Huxley.

O Dr. David Simmons, professor de medicina na Universidade de Western Sydney, em Penrith, e autor de um editorial que acompanham a revista, disse: “Entre as pessoas que não têm diabetes, as mulheres vivem mais que os homens. Essa vantagem se perde entre as mulheres com diabetes tipo 1, tanto homens como mulheres com diabetes tipo 1 estão morrendo muito mais jovens do que deveriam”.

Simmons disse que não sabe por que existe essa disparidade, mas parece que o excesso de açúcar pode causar mais danos aos vasos sanguíneos das mulheres do que os homens. “Pode haver uma necessidade de tratar as mulheres antes com medicamentos para prevenir a doença cardíaca e acidente vascular cerebral”, disse.

Não acredita que o controle de açúcar no sangue é pior nas mulheres do que nos homens. No entanto, todas as pessoas com diabetes tipo 1 precisa de melhores maneiras de controlar o açúcar no sangue para evitar episódios de hipoglicemia. A hipoglicemia pode ser perigosa para a vida e tomar um pedágio em sua saúde em geral.

“Grande parte do excesso de mortalidade entre os homens e as mulheres se pode prevenir com um melhor acesso aos métodos de controle de açúcar no sangue, tais como as bombas de insulina”, disse Simmons. “Mas ainda temos que investigar por que essas mortes estão acontecendo.”